Luis Suárez e Messi: Titãs das Américas

Hugo Bourguignon

Hugo Bourguignon

A história da América latina é repleta de figuras lendárias e muitas delas estão ligadas ao futebol. Simon Bolívar, venezuelano responsável por liberar os países sul-americanos da colonização espanhola, é um dos homenageados pela Copa Libertadores da América. Da região saíram grandes estrelas do esporte em diversos continentes. Lionel Messi e Luis Suárez são dois exemplos de sul-americanos que, assim como Bolívar, colocaram seu nome na história do continente. Uma história que começou, por ironia do destino, na Espanha.

Luis Suárez e Leo Messi

História de Suárez e Messi

Com apenas 13 anos, um jovem argentino chega à Barcelona para defender as cores azul-grená de um dos maiores clubes de futebol do mundo. Do outro lado do Atlântico, um também jovem uruguaio, com os mesmos 13 anos, treinava para se tornar jogador profissional de futebol no uruguaio. Os dois ainda não sabiam, mas em um pouco mais de uma década, ambos formariam uma das duplas de ataques mais inesquecíveis da história do futebol.

Após passagens brilhantes por várias equipes do continente, o jovem uruguaio já era uma estrela do futebol. Suárez chegou ao Barcelona no dia 11 de julho de 2014, pela bagatela de 82,3 milhões de euros. Dizem que foi o próprio Messi, maravilhado com as atuações do camisa 9 pela equipe de Liverpool e também pela seleção uruguaio, foi quem pediu a contratação do uruguaio aos diretores do Barcelona. Essa é uma história que corre entre os corredores do futebol. O que sabemos é que Messi e Suárez fizeram o ataque europeu mais temido de todos os tempos.

A primeira coisa que fiz foi falar com ele (Messi) e com os jogadores. Não procurava ser o melhor do mundo, mas sim vencer e fazer parte da história do Barcelona.

Suárez sobre quando chegou ao Barcelona.

Luis Suares (FC Barcelona)

              Photo by Олег Дубина / CC BY / Cropped from original

Logo na primeira temporada juntos, a dupla conquistou a desejada tríplice coroa, as três competições de maior prestígio que um clube espanhol pode ganhar: La Liga, Copa Del Rey e a Liga dos Campeões da UEFA. No ano seguinte, mais dois títulos para a dupla e uma conquista especial para Suárez: A Chuteira de Ouro Europeia com 59 gols, dos quais, 40 foram na liga espanhola. Muitos outros títulos vieram.

Números de Messi e Suárez no Barcelona

Conquistas Números
Títulos

La Liga: 2014/15, 2015/16, 2017/18, 2018/19

Copa del Rey: 2014/15, 2015/16, 2016/17, 2017/18

Supercopa de España: 2016, 2018

UEFA Champions League: 2014/15

UEFA Super Cup: 2015

FIFA Club World Cup: 2015

Gols 519
Partidas 283

No entanto, a sua última temporada ao lado de Messi no Barcelona foi um desastre. Foi a única temporada em que a dupla não levantou nenhuma taça e ficaram marcados pela derrota por 8 a 2 do Bayern de Munique na Liga dos Campeões. Após esse jogo, de 13 títulos conquistados, 283 jogos e 198 gols marcados, a passagem de Suárez pelo Barcelona chegou ao fim. 

Leonel Messi (Argentina)

   Photo by Oleg Bkhambri / CC BY / Cropped from original

Carreira de Suárez

Enquanto o pequeno Lionel Andrés Messi era preparado pelos treinadores do Barcelona para se tornar um astro do clube e do esporte, o jovem jogador Luis Alberto Suárez Díaz se destacou na base do Nacional, maior clube do país, e quando tinha Luis Suárez idade apenas 18 anos, foi vendido para em um clube pouco conhecido da Holanda, o FC Groningen.

The Rise of (MSN): The Greatest Attacking Trio in Football History!

Em apenas um ano na modesta equipe de Groningen, Luís mostrou que sabia o caminho para o gol, marcando 10 tentos em 29 jogos. Suas atuações no campeonato local chamaram a atenção do Ajax, o maior da Holanda. Contratado pela equipe, fez 110 partidas e anotou impressionantes 81 gols.

O retrospecto do jovem uruguaio chamou a atenção do lendário time de Liverpool, que comprou seu passe por 26.5 milhões de dólares. Na equipe, Luis ficou três anos, marcando 69 gols em 110 jogos. O sucesso na equipe inglesa colocou Suárez entre os melhores do mundo.

E não era só nos campos europeus que Suárez mostrava porque era um ataque que merecia jogar ao lado de Messi. Liderou a seleção celeste na conquista da Copa América de 2011, eleito o melhor jogador do torneio. Além de ser um dos grandes responsáveis por levar a seleção uruguaia ao histórico quarto lugar da Copa do Mundo de 2010, quando defendeu com a mão uma bola nos minutos finais, contra Gana. Colocando o Uruguai nas semifinais da competição.

Depois de formar a dupla lendária com Messi, jogou pelo Atlético Madrid e voltou para o Nacional, clube que o revelou. Teve tempo ainda de jogar no Brasil, no Grêmio, antes de pegar o voo para Miami e reencontrar o seu velho amigo dos tempos de Barcelona.

Confiras as estatísticas de Luis Suárez

Clube Anos Jogos Gols
Nacional 2005 – 2006 27 10
Groningen 2006 – 2007 29 10
Ajax 2007 – 2011 110 81
Liverpool 2011 – 2014 110 69
Barcelona 2014 – 2020 191 147
Atlético Madrid 2020 – 2022 67 32
Nacional 2022 14 8
Grêmio 2023 45 24
Inter Miami    2024 – ... 3 2

Transferência de Luis Suarez para Miami

Após uma temporada brilhante no Grêmio, onde foi artilheiro do campeonato nacional e eleito o melhor jogador do país, Suárez foi contratado pelo Inter Miami em 2023. Luis Suárez equipes atuais reencontra seu velho amigo Messi, que havia deixado o Barcelona um ano após a sua saída

Como estava em fim de contrato, o Inter de Miami não gastou nada com sua contratação e o salário Luis Suárez não foi divulgado. No Grêmio, o uruguaio ganhava por volta de R$ 1 milhão de reais mensais, mas tudo indica que Luis Suárez Inter Miami será mais um capítulo histórico da vida do jogador e também para os amantes de futebol.

Três Fatos Sobre Suárez

  1. É apaixonado por tatuagens, tem várias que representam momentos importantes de sua vida e carreira, como o nascimento da filha de Luis Suárez.
  2. Possui uma fundação de caridade em sua cidade natal, Salto, focada em fornecer oportunidades para crianças carentes.
  3. É um grande fã de basquete, frequentemente postando sobre o esporte em suas redes sociais.

Família de Suárez

Casado com Sofia Balbi desde 2009, Suárez tem três filhos. A família tem sido um pilar de apoio inabalável ao longo de sua carreira.

Opinião do Especialista da MightyTips

A chegada de Luis Suárez ao Inter de Miami fará com que os apaixonados pelo futebol revivam os grandes momentos que o mundo viveu de 2014 a 2020. Ao lado de Lionel Messi, o centroavante deve manter as grandes atuações que teve o Luis Suárez Grêmio e é promessa de muitos gols e assistências. Muitas oportunidades para os jogadores que nunca tiveram a oportunidade de apostar no histórico atacante uruguaio.