5 melhores Goleiros da Seleção Brasileira no momento

Victor Hugo

Victor Hugo

O Brasil é mundialmente reconhecido pela tradição no futebol. Não apenas no ataque, a Seleção Brasileira é também conhecida por goleiros de classe mundial. E conforme nos aproximamos da próxima Copa do Mundo, já estão sendo cogitados os goleiros da Seleção Brasileira. O novo técnico da seleção, Dorival Junior, sabe dos desafios adiante. 

No intuito de avaliar os melhores goleiros do Brasil, vamos explorar os diferentes candidatos, suas algumas características, carreira, e conquistas. Alisson, goleiro titular do Brasil, e Ederson se estabeleceram em clubes europeus de ponta, enquanto Bento e Lucas Perri são as novas promessas da nova geração na Seleção, com Bento atraindo muita atenção de times europeus. Além deles, Wewerton que tem uma longa carreira de sucesso no Brasil.

Alisson (Liverpool)

Goleiro titular do Brasil, Alisson Ramsés Becker, nasceu em outubro de 1992. Apesar de sua altura e porte físico, é muito ágil, de reflexos apurados, sendo apelidado por muitos de “O goleiro gato”.  Atualmente é titular na posição de goleiro da Seleção Brasileira, e do Liverpool. 

Alisson (Liverpool) - goleiro brasileiro

O treinador do Liverpool Jürgen Klopp disse que Alisson era "um dos melhores goleiros do mundo". Quando foi transferido para o time inglês, bateu o recorde de transação mais cara de um goleiro, ultrapassando o italiano Gianluigi Buffon, pelo valor de 72.5 milhões de euros. “Alisson é capaz de simplificar tudo. Ele lê o jogo, é muito calmo e calculado", disse Marco Savorani, o treinador de goleiros do Roma.

A primeira convocação de Alisson para a Seleção Brasileira foi em 2015. Relativo aos jogos do Brasil na Copa do Mundo, foi titular na Copa do Mundo de 2018 na Rússia, e em 2022 no Qatar. 

Prêmios individuais

Melhr goleiro Fifa The Best (2019)
Troféu Yashin (2019)
Melhor goleiro do mundo pela IFFHS (2019)
Goleiro da temporada da UEFA Champions League (2018/19)
Luva de Ouro da Premier League (2018/19) e (2021/22)
Goleiro da temporada na Série A (2017/18)
Melhor goleiro do ano pela Globe Soccer (2018) e (2019)
Samba Gold (2019)
Luva de Ouro da Copa América (2019)

Ederson (Manchester City)

Ederson Santana de Moraes, nasceu em agosto de 1993, e atualmente defende o Manchester City, contratado por um valor de 40 milhões de euros. "Ederson tem sido excelente. Às vezes, nós só falamos sobre a distribuição de jogo dele, mas ele também é um grande goleiro e prova isso toda semana.", afirmou Kevin De Bruyne. Sua primeira convocação para a Seleção Brasileira foi em 2017. Ederson integrou a equipe para os jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2018. Durante a Copa de 2022 teve participações importantes e ganhou ainda mais notoriedade no cenário internacional. 

Ederson- goleiro brasileiro

Em contrapartida, para ser o melhor goleiro do brasil, uma característica que o diferencia do outros goleiros da Seleção Brasileira é a sua proficiência com os pés. A precisão dos passes, o controle na saída de bola, e domínio em momentos de pressão, são características fortes de Ederson. O treinador Alexandre Gallo comentou: "O Ederson evoluiu demais e muito rápido. Ele tem um mérito muito grande pelo trabalho que fez.”

Premiações individuais

O Jogo: Team of the Year (2016)
Melhor goleiro da Premier League (2016–17)
Seleção das revelações da Liga dos Campeões da UEFA (2017)
Equipe do ano da Premier League de (2018–19)
The Best FIFA Football Awards (2023)
Luva de Ouro da Premier League (2019–20, 2020–21, 2021–22)
Equipe ideal da Liga dos Campeões da UEFA (2020–21)

Bento (Athletico Paranaense)

Bento Matheus Krepski, nasceu em junho de 1999, e atualmente defende o Athletico Paranaense. O talento do goleiro vem despertando o interesse de clubes europeus, como Benfica e Inter de Milão. A expectativa é que a sua transferência vai quebrar recordes, com valores estimados em 60 milhões de euros.

Bento  2023 ● Athletico Paranaense ► Melhores Defesas | HD

Ainda não aconteceu o momento que Bento se juntará aos outros Goleiros da Seleção Brasileira nos jogos do Brasil na Copa do Mundo. Mas, essa hora está cada vez mais próxima.  A primeira convocação de Bento foi em agosto do ano passado, por Fernando Diniz, para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, nas partidas contra Bolívia e Peru. Entretanto, devido a uma lesão durante o treinamento, foi substituído por Lucas Perri. Sobre a convocação, Bento comentou: "Hoje é um dia ímpar na minha carreira. Ser convocado para defender a seleção do meu país é algo que não consigo mensurar. Passa um filme na cabeça."

Títulos

Campeonato Paranaense (2019, 2020 e 2023)
Copa Sul-Americana (2021)

Lucas Perri (Olympique Lyon)

Lucas Estella Perri, nasceu em dezembro de 1997 e atualmente defende o Lyon e a Seleção Brasileira. Foi peça fundamental na temporada de 2023, garantindo uma vaga para a fase de grupos da Libertadores da América, Lucas está pronto para figurar entres os melhores goleiros da Seleção.

Lucas Perri 2023 ● The Wall ● Welcome to Olympique Lyonnais

"A posição de goleiro é a que mais evoluiu nos últimos 20 anos”, disse Lucas. Além disso, o goleiro adicionou: “Quando eu estava na base eu tive treinadores que priorizaram esse jogo com os pés, de achar um homem livre, de jogar um pouco mais fora do gol, acompanhando mais o jogo.”

Em agosto de 2023, depois da lesão de Bento, Lucas Perri foi convocado pela primeira vez para integrar a Seleção Brasileira para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Títulos

Campeonato Paulista (2021)
Campeonato Pernambucano (2022)
Taça Rio (2023)
Torneio Internacional de Toulon (2019)

Weverton (Palmeiras)

Weverton Pereira da Silva, nasceu em dezembro de 1987, e atualmente defende o Palmeiras, chegando à marca de mais de 300 jogos pelo clube paulista. Sua estreia pela Seleção foi em 2017, contra a Colômbia. No que diz respeito aos jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2022, substituiu Alisson na partida contra a Coréia do Sul, durante o segundo tempo.

Weverton 2023 - Defesas & Reflexos Absurdos - Palmeiras | HD

Sobre os goleiros da Seleção Brasileira, comentou: “A gente sabe o quanto os dois (Alisson e Ederson) são importantes para a Seleção, são grandes goleiros e vivem grandes momentos. Quando a gente tem oportunidade é a hora de mostrar que está em bom nível”.  E sobre seus ídolos, disse: "Quando você passa a ser goleiro começamos a ter algumas referências. Sempre fui muito fã do Marcão”.

Weverton se juntou ao Palmeiras em 2018, onde sua carreira decolou, vencendo uma série de títulos que incluem o Brasileirão, a Libertadores e a Copa do Brasil. Nos anos seguintes se tornou peça fundamental no Verdão, onde permanece até os dias de hoje. Em 2021 chegou a ultrapassar o ídolo e ex- goleiro da Seleção Brasileira Marcos, em número de vitórias na Libertadores.

Premiações individuais

Troféu Armando Nogueira de Melhor Goleiro do Campeonato Brasileiro (2015)
Bola de Prata de Melhor Goleiro do Campeonato Brasileiro (2018, 2020 e 2023)
Troféu Mesa Redonda de Melhor Goleiro da Temporada no Futebol Brasileiro (2019, 2020 e 2021)
Goleiro Menos Vazado do Campeonato Paulista (2020)
Melhor Goleiro da Copa Libertadores da América (2020 e 2021)
Seleção da Copa Libertadores da América (2020 e 2021)
Seleção do Brasileirão (2020, 2021 e 2022)
Luva de Ouro de Melhor Goleiro da Copa do Brasil (2020)
Seleção da Final da Copa do Brasil (2020)
Seleção Ideal da América do Sul pelo Jornal El País (2020, 2021 e 2022)
Melhor Goleiro Sul-Americano do Ano (2020, 2021, 2022)
Seleção do Campeonato Paulista (2021, 2022, 2023)
Seleção do Ano da Conmebol pela IFFHS (2021)

O que acham os experts da MightyTips?

Diante dos potenciais goleiros da Seleção Brasileira, escolher o melhor goleiro do Brasil é um grande desafio. Cada um tem suas características únicas. Com um amplo leque de opções, Dorival Junior vai ter ao seu dispor diferentes estilos.  Assim, nós do MightyTips , elencamos alguns pontos:

  1. A experiência do Goleiro Alisson, junto ao seu vasto número de títulos, o torna um forte nome. Suas habilidades afiadas na distribuição e sua abordagem nos momentos de pressão são umas de suas principais caraterísticas. 
  2. Bento é uma das promessas da nova geração de goleiros da Seleção Brasileira. Com um grande potencial, tem ganhado notoriedade no Athletico Paranaense, e está sendo cogitado por clubes Europeus.   
  3. Lucas Perri foi recentemente transferido para o Lyon, e é uma das revelações da Seleção Brasileira. Agora que inicia carreira no futebol europeu, tem uma série de mudanças adiante. 
  4. Ederson é um dos melhores goleiros do mundo, atualmente defendendo o Manchester City, é um dos nomes mais fortes para a vaga na Seleção. Seu condicionamento físico é uma de suas grandes vantagens. 
  5. Wewerton é um dos goleiros mais resilientes e bem sucedidos do Brasil na atualidade. Sua capacidade de liderança é um diferencial.