Endrick, do Palmeiras ao Real Madrid: transferência e futuro

Hugo Bourguignon

Hugo Bourguignon

Endrick apareceu aos 15 anos, em 2022, quando foi destaque da Copa São Paulo de Futebol Juniores — sendo artilheiro do torneio, fazendo o gol mais bonito do torneio.

Em outubro do mesmo ano, se tornou o jogador mais jovem da história a marcar gols pelo Palmeiras — Endrick, aos 16 anos, fez dois gols na vitória sobre o Athletico Paranaense por 3x1. Em dezembro, foi negociado com o  Real Madrid.

Jovem avançado do Brasil Endrick

O que dizem sobre ele?

Eu acho o Endrick muito brabo. Com 17 anos... Acho ele muito sinistro. Tem tudo para explodir. O moleque é um animal. Um atacante canhoto é difícil de ver.

Marcelo, lateral-esquerdo do Fluminense, ex-Real Madrid e ex-Seleção Brasileira, em entrevista ao Charla Podcast

Nessa idade fazer o que o Endrick faz eu só vi o Ronaldo.

Mauro Betting, jornalista e cronista esportivo no programa De Placa, da TNT Sports.

Endrick é o máximo goleador de sua equipe, empatado com Raphael Veiga e Artur, e está a apenas um gol de ser o artilheiro do Brasileirão – isso com apenas 16 anos. Em quatro rodadas, ele atuou por 107 minutos, encontrando as redes a cada 54 minutos. Se forem somados os tentos da reta final da temporada passada, ele já tem 5 gols no Brasileiro, marcando a cada 83 minutos – e repetimos: tudo isso sendo ainda um juvenil.

Jornal AS, analisando o jogo Goiás 0x5 Palmeiras, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023.

Esse Endrick, vai ser melhor que Ronaldo e Romário. Nos tempos de hoje, esse moleque é um craque de bola, é um fenômeno de bola.

Neto, ex-jogador com passagens por Guarani e Corinthians, atualmente apresentador na Rede Bandeirantes, em seu canal no Youtube

É um craque, muito jovem ainda, está dando os primeiros passos. Eu acho que o que ele conseguiu neste ano é incrível. O Brasil, o Real Madrid e o futebol têm craque para muitos anos

Luiz Suárez, jogador com passagens no Liverpool, Barcelona, Grêmio e Seleção do Uruguai, sobre Endrick, em entrevista à ESPN Brasil.

Endrick, Palmeiras e a carreira do jogador até aqui

Endrik e Palmeiras

  • Endrick foi formado nas categorias de base do Palmeiras e aos 15 anos era destaque absoluto no time sub-20, marcando 12 gols em 20 jogos nas temporadas 2021/2022.
  • Foi o melhor jogador da Copa São Paulo de Futebol juniores, edição de 2022. Marcou 5 gols em 5 jogos naquela edição, sendo que Endrick se tornou o jogador mais jovem a marcar na competição.
  • Endrick marcou seu primeiro gol no time profissional do Palmeiras aos 16 anos, três meses e quatro dias, sendo o mais jovem a marcar pelo time paulista.
  • No Palmeiras, Endrick marcou 17 gols em 60 jogos nas temporadas 2022 e 2023. 14 desses gols foram marcados no Campeonato Brasileiro. 
  • Endrick foi o artilheiro do Palmeiras no Campeonato Brasileiro 2023, com 11 gols. Foi um dos destaques do time que foi campeão.

Endrick e Seleção Brasileira Sub-17

  • Em 2022, Endrick foi o melhor jogador do Torneio de Montaigu, na França. Fez 5 gols em 4 jogos, marcando também na final, contra a Argentina, ajudando o Brasil a chegar ao título.

Seleção Brasileira Sub-23

  • Endrick estreou na Seleção Brasileira Sub-23 em 23 de janeiro de 2024, marcando o gol da vitória de 1 a 0 sobre a Bolívia.
  • No Torneio Sulamericano Pré-Olímpico de 2024, Endrick participou de 7 jogos, marcando 2 gols

Seleção Brasileira — Time Principal

  • Endrick foi convocado pelo técnico Fernando Diniz para os confrontos contra Colômbia e Argentina pelas Eliminatórias Sulamericanas da Copa do Mundo 2026 em novembro de 2023.
  • Endrick entrou aos 82 minutos de jogo na derrota do Brasil para a Colômbia, por 2 a 1, no lugar de Rodrygo.

Títulos

  • Com Endrick, o Palmeiras foi campeão das edições de 2022 e 2023 do Campeonato Brasileiro.

Estilo de jogo: como Endrick joga?

As estatísticas de Endrick mostram que se trata de um jogador ofensivo, que joga como ponta ou “falso 9”, ocupando principalmente o lado direito do ataque, centralizando seu posicionamento na medida em que se aproxima da área.

É uma característica que se nota nos mapas de calor disponíveis ao fim dos jogos.

Uma característica marcante de Endrick é ter preferência de chutar com o pé esquerdo — é canhoto —, mas consegue finalizar e fazer gols com as duas pernas. Dos 11 gols que fez no Campeonato Brasileiro 2023, 8 foram com o pé esquerdo, 1 foi com o direito, enquanto 2 foram de cabeça.

No Campeonato Brasileiro 2023, Endrick jogou 31 jogos das 38 rodadas, sendo 18 começando como titular. Marcou, em média, um gol a cada 144 minutos. Apesar de não finalizar muito — 1,6 chute/jogo — tem um percentual alto de acertos no gol — 0,9 chute no gol/jogo.

Ainda no Campeonato Brasileiro de 2023, Endrick jogou em média 51 minutos por jogo.

O que ele diz? Frases de Endrick

Dá bola em mim.

Frase flagrada pelas câmeras depois que Endrick marcou o seu primeiro gol na virada contra o Botafogo, pela 31º rodada do Brasileiro 2023, por 4x3.

Foi um momento de empolgação, sou menino novo e depois que eu percebi aquilo ficou um pouco feio pra mim. Expus meu time pedindo pra tocar só em mim e não foi legal da minha parte. Sou novo fiquei empolgado e falei aquilo. Mas foi bom poder ter ajudado a equipe com dois gols, aquele jogo foi o jogo ideal para nossa arrancada.

Entrevista após a vitória por 4x3, de virada, contra o Botafogo, na 31ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023, após repercussão de frase dita durante a partida — “Dá bola em mim”, após marcar um de seus dois gols no jogo.

Ah, cara. Para ser sincero, eu odeio sair, odeio ir para festa, balada... Eu gosto mais de restaurante, comer, sabe? Gosto mais de fazer coisas com a minha família.

Em entrevista à TNT Sports, em 2023.

Fatos curiosos sobre Endrick

  • Aos 10 anos de idade, Endrick foi rejeitado pelas categorias de base de dois dos maiores rivais do Palmeiras, São Paulo e Corinthians
  • Antes de fechar seu primeiro contrato com o Palmeiras, Endrick assinou com uma empresa de odontologia.
  • Em 2022, o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, sugeriu que Endrick deveria ir à Disney, não ao Mundial de Clubes, ao ser perguntado por repórter

O que vem agora? Endrick, Real Madrid e expectativas

Endrick foi vendido ao Real Madrid em dezembro de 2022, por €72 milhões. Continuou a jogar pelo Palmeiras desde então, mas irá a Madrid em julho, quando completará 18 anos.

Rodeado de expectativas, Endrick Real Madrid repetirá o sucesso de Endrick Palmeiras? Só o tempo dirá, mas a equipe madrilenha tem exemplos recentes de jovens brasileiros contratados ainda muito novos e que, aos poucos, se firmaram como titulares. Foram esses os casos de Vini Junior, contratado junto ao Flamengo, e Rodrygo, comprado do Santos.