O novo técnico da Seleção brasileira — quem é Dorival Júnior?

Victor Hugo

Victor Hugo

“Novos sonhos para sonhar” é a frase que a CBF escolheu para anunciar o técnico Dorival Júnior. 

O novo técnico da Seleção Brasileira chegou em um momento bastante complicado. 

Depois de um começo desastroso nas Eliminatórias, junto à demissão de Fernando Diniz e tempos de especulação sobre Carlo Ancelotti treinar a Canarinha, Dorival veio para iniciar um novo capítulo na Seleção.

Dorival Júnior

A carreira de Dorival no futebol não começou há pouco tempo. Já são dezoito anos como jogador e vinte como técnico, e vale lembrar que antes disso, quando criança, era o mascote do Ferroviária já aos seis anos de idade. 

É a primeira vez que Dorival Júnior vai treinar a Seleção. Quando apresentado, falou sobre a necessidade de recuperar a confiança do público frente à Seleção.

Estou aqui para fazer a primeira convocação: a do torcedor brasileiro. Que acredite mais na Seleção, que viva mais a Seleção. 

disse o novo técnico da Seleção Brasileira durante a coletiva de imprensa de sua apresentação.

O treinador sabe da sua versatilidade, forjada em mais de cinco décadas dedicadas ao futebol, e também dos obstáculos políticos dentro e fora de campo.

Nosso momento é difícil. Não tem culpados ou interferências, não tem nada disso. O que nós precisamos a partir de agora é buscar soluções.

Famoso por tirar times de situações desconfortáveis, Dorival Júnior pode ser exatamente o que a Seleção está precisando nesse momento.

Como Dorival chegou à Seleção Brasileira

A Seleção teve um péssimo começo de temporada nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. 

Com apenas duas vitórias, e em uma sequência de três derrotas consecutivas, seguidas do término do período interino de Fernando Diniz, o nome de Dorival era um dos citados para ser o novo técnico da Seleção Brasileira.

O presidente Ednaldo Rodrigues havia sinalizado que depois do período interino de Fernando Diniz, Carlo Ancelotti seria o treinador da Seleção Brasileira.

A realidade é o que todo mundo conhece e o Real Madrid sabe. Tive contato com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ednaldo Rodrigues.

comentou Carlo Ancelotti.

E qual time Dorival Júnior estava treinando?

No São Paulo desde o ano passado, Dorival assumiu a Seleção em janeiro. Apenas para você ter uma ideia, o salário de Dorival Júnior é algo em torno de 1,6 milhão de reais, e seu contrato é válido até o final da Copa do Mundo da FIFA em 2026.

Quem é técnico Dorival Júnior?

Além da longa lista de times dirigidos por Dorival Júnior, o novo técnico da Seleção Brasileira tem três Copas do Brasil e uma Libertadores na bagagem. Além disso, Dorival é formado em Educação Física.

Sobre as convocações, o técnico afirmou que jogadores no auge de seus clubes serão convocados por merecimento. Dorival disse também que é conhecido por revelar novos jogadores, por dar oportunidades e deixar a renovação acontecer naturalmente, mesclando jogadores novos e velhos. 

Um dos pontos mais fortes na carreira de Dorival é livrar times do sufoco: salvar times do rebaixamento é uma de suas mais conhecidas qualidades.

Eu ajudei a salvar seis equipes grandes do rebaixamento. Não voltei três vezes ao Flamengo, duas ao Santos, duas ao São Paulo por acaso. Foi porque deixei algo plantado.

Times dirigidos por Dorival Junior

Times dirigidos por Dorival Junior
Ano Clube
2002 Ferroviária
2003 - 2004 Figueirense
2005 Fortaleza, Criciúma, Juventude
2006 Sport, Avaí, São Caetano
2007 São Caetano
2007 Cruzeiro
2008 Coritiba
2009 Vasco da Gama
2010 Santos
2010 - 2011 Atlético Mineiro
2011 - 2012 Internacional
2012 - 2013 Flamengo
2013 Vasco da Gama
2013 Fluminense
2014 Palmeiras
2015 - 2017 Santos
2017 - 2018 São Paulo
2018 Flamengo
2020 Athletico Paranaense
2022 Flamengo (terceira passagem)
2023 São Paulo
2024 Seleção Brasileira

Quem é o Jogador Dorival Júnior?

Revelado em 82 pelo Ferroviária, o Dorival Junior jogador, era chamado de Junior. Fazia funções de meio-campo e de volante. Iniciou carreira no Ferroviária, ganhando seu primeiro título pelo Joinville no Campeonato Catarinense de 1987. 

Posteriormente, em 1993, ganhou o Campeonato Gaúcho pelo Grêmio, com o primeiro título de expressão nacional sendo conquistado já com mais de uma década de carreira, quando venceu a Série B de 1994 junto ao Juventude.

O Jogador Dorival Junior

O Jogador Dorival Junior
Ano Clube Jogos
1982 Ferroviária 45 (5)
1984 Guarani 15 (3)
1985 Avaí 45 (2)
1985 Joinville 55 (0)
1988 São José-SP 56 (4)
1988 Coritiba 63 (1)
1989 Palmeiras 157 (4)
1993 Grêmio 35 (0)
1994 Juventude 42 (0)
1997 Matonense 20
1998-1999 Botafogo-SP 11

Curiosidades sobre Dorival Júnior

Dorival Júnior teve um período no Santos envolto em controvérsias. Paulo Henrique Ganso, que se recusou a ser substituído na final do Paulistão, e Neymar, quando ordenado a não bater um pênalti contra o Atlético-GO, foram apenas alguns dos momentos que ganharam grande notoriedade.

No momento em que finaliza uma partida, você fala com o atleta ainda com o sangue quente. Eu abordei o Neymar dessa forma. Então, isso, pra mim, foi um erro. O erro acontecido em campo foi dele, Neymar, e ele sabe disso.

O equilíbrio emocional de Dorival Júnior frente às adversidades é outro ponto forte do treinador. Além de sua esposa, o treinador também foi diagnosticado com câncer, mas saiu vencedor e superou a doença. 

A minha esposa teve um câncer muito agressivo, logo em seguida eu também fui diagnosticado. Isso me fortaleceu ainda mais e pude repensar pontos da minha carreira.

Dorival chegou ao auge de sua carreira em 2022, quando liderou o Flamengo à vitória da Copa do Brasil e da Libertadores da América. 

Após ser demitido do Flamengo, se juntou ao São Paulo, onde venceu a Copa do Brasil de 2023, em cima do próprio Flamengo que o havia dispensado no ano passado.

O que acham os experts da MightyTips?

Dorival Júnior chegou para trazer soluções. O nome dele já havia sido cogitado três vezes para a Seleção, mas nunca havia se concretizado.  

A Copa América que vai acontecer em Junho é a próxima grande competição do Dorival. E bom, é importante mencionar que no próximo ano teremos as eleições da CBF. 

Afinal, quem é Dorival Júnior nesse momento? 

Depende. O trabalho de Dorival Júnior é de recuperação da moral e da autoestima; da confiança do público na Seleção Brasileira. E o tamanho da sua tarefa é gigante. Qual time estará dirigindo Dorival Júnior depois de tantas mudanças na Seleção? 

Num período curto de tempo, dois treinadores interinos e muitas estratégias diferentes de futebol foram expostas à seleção brasileira, Ramon em algumas datas FIFA e o Fernando Diniz no desastroso começo das eliminatórias da Copa do Mundo - o pior da história da Seleção. 

O Dorival Júnior jogador é distinto do Dorival Júnior técnico, e os times dirigidos por Dorival Júnior são todos diferentes.