Zlatan Ibrahimović: O gigante sueco que conquistou o mundo do futebol

Hugo Bourguignon

Hugo Bourguignon

No mundo do futebol, há figuras que transcendem as fronteiras do esporte e se tornam verdadeiras lendas vivas. Zlatan Ibrahimović, com sua presença e habilidade com a bola, definitivamente, é uma dessas figuras.

Sua história é mais do que uma simples narrativa de gols e títulos; é uma saga de determinação, resiliência e sucesso em face de desafios.

Desde os campos de sua terra natal, na Suécia, até os estádios mais icônicos do mundo, Ibrahimović escreveu sua história, deixando uma marca inesquecível no futebol global.

Imagem com a imagem de Zlatan Ibrahimović

Juventude nos subúrbios da Suécia

Zlatan Ibrahimović nasceu em 3 de outubro de 1981, em Malmö, Suécia. Zlatan é filho de pais imigrantes – o pai, um bósnio que trabalhava como zelador, e a mãe, uma croata que trabalhava como faxineira.

O bairro de Rosengård, onde morava Zlatan Ibrahimović e seus irmãos, era famoso por seus altos índices de criminalidade, pobreza e problemas sociais.

Estas circunstâncias desafiantes, no entanto, o moldaram e deram ao garoto uma determinação obstinada e uma resiliência inabalável que, mais tarde, se tornariam características da sua carreira.

Nos parques de cimento do seu bairro, Zlatan encontrou o seu refúgio no futebol.

Aos seis anos, ingressou no seu primeiro clube de futebol, o FBK Balkan. Aos doze anos, suas habilidades excepcionais lhe deram a oportunidade de jogar no Malmö FF, um dos maiores clubes da Suécia.

Eu queria enfrentar o mundo inteiro naquela época e mostrar a todos que duvidavam de mim quem eu realmente era”, escreveu o jogador em sua autobiografia “I Am Zlatan”. “E eu não poderia imaginar ninguém que fosse capaz de me impedir.

A oportunidade no Malmö FF marcou uma virada na vida de Zlatan. Foi aqui, no meio das provações e atribulações dos seus primeiros anos, que o mundo começou a vislumbrar o gênio que Ibrahimović se tornaria.

Carreira, troféus e gols

A história começou no modesto Malmö FF (1991), contudo, foi nos campos do Ajax (2004), em Amsterdã, que o mundo testemunhou o surgimento de uma estrela.

Sob a orientação dos técnicos de Amsterdã, o gigante Zlatan Ibrahimović com uma altura de 1,95m se transformou de promessa a realidade, impressionando os holandeses com sua habilidade única e marcando seu nome na história do Ajax.

Após sua passagem pela Holanda, o próximo destino foi a Itália. Zlatan jogou a ‘Serie A’ com a camisa da Juventus (2006). Já em Milão, Ibrahimović escreveu um novo capítulo de glórias, desta vez vestindo as cores do Inter (2009).

Entre 2010 e 2016 o sueco também teve passagens pelo Milan e Barcelona.

Porém, foi em Paris que Zlatan encontrou seu palco mais extravagante, no Parc des Princes do Paris Saint-Germain (2016). Sua passagem pelo PSG foi marcada por uma sinfonia de gols e conquistas, elevando o clube a patamares até então inexplorados e redefinindo os limites do que era possível no futebol francês.

A breve, mas marcante, incursão na ‘Premier League’ com o Manchester United (2018) trouxe consigo mais momentos de glória e um título da ‘Liga Europa’, antes de seguir para os Estados Unidos e jogar no LA Galaxy (2020).

E então, como uma fênix ressurgindo das cinzas, Ibrahimović retornou ao AC Milan (2023) onde se aposentou aos 41 anos de idade.

Se você está se perguntando quantos gols Ibrahimović tem na carreira, aqui está a resposta. No total, segundo o portal Transfermarkt, foram 827 partidas, 496 gols e 204 assistências em clubes.

Além disso, as estatísticas de Zlatan Ibrahimović acumulam diversos títulos e premiações, incluindo 1x prêmio Puskás, 1x mundial de clubes, 5x campeonatos italianos, 4x campeonatos franceses, 1 campeonato espanhol e muitos outros troféus.

A lenda por trás do homem

Ao longo de sua carreira, Zlatan desafiou a física com suas finalizações acrobáticas e de longo alcance.

No entanto, o sueco não foi apenas um jogador de futebol; ele é um artista, um mestre da autopromoção e um verdadeiro showman que entende o poder de suas palavras.

Não é de surpreender que seu ídolo esportivo tenha sido Muhammad Ali.

Eu sei o que preciso fazer para ter um bom desempenho. Joguei 700, 800 partidas. Tenho quase 500 gols. Tenho mais gols do que jogadores têm jogos. Acho que sei o que estou fazendo

disse o jogador em entrevista para o LaTimes.

Apesar da arrogância nas entrevistas e nos gramados, fora do campo os esforços filantrópicos e o trabalho humanitário de Zlatan demonstraram a sua compaixão e compromisso em causar um impacto positivo no mundo.

Ainda hoje, o agora ex-jogador tem utilizado sua influência para apoiar diversas causas de caridade, incluindo os direitos das crianças e iniciativas de integração social.

Momento de dizer adeus

Zlatan Ibrahimovic se aposentou em 2023 aos 41 anos, deixando a Série A da Itália como o artilheiro mais velho da história da liga. O atacante fez o anúncio após a vitória de seu time, o AC Milan, por 3 a 1 sobre o Hellas Verona, em junho do mesmo ano.

É hora de dizer adeus ao futebol, mas não a vocês

disse Zlatan Ibrahimović sobre sua aposentadoria emocionado aos torcedores no estádio San Siro.

O clube já havia anunciado que realizaria uma breve cerimônia de despedida do astro, já que seu contrato não seria renovado.

Na primeira vez que cheguei vocês me deram felicidade, na segunda vez vocês me deram amor. Vocês me receberam de braços abertos, me fizeram sentir em casa e serei milanista por toda a vida.

Ibrahimovic jogou por 9 clubes durante seus 24 anos de carreira. Ele se aposentou como o maior artilheiro de todos os tempos da Suécia, com 62 gols em 121 partidas internacionais.

Filmes e presença na cultura pop

O sueco não é apenas um ícone do futebol; sua presença se estende além dos gramados e alcança os domínios do cinema – incluindo uma página no IMDB para participações em filmes de Zlatan Ibrahimović.

Sua autobiografia, "I Am Zlatan", serviu de inspiração para o filme homônimo, oferecendo aos fãs uma visão mais profunda de sua vida – mostrando, por exemplo, relacionamentos amorosos e questões familiares como a morte de seu irmão Sapko Ibrahimović.

O filme mergulha nas experiências de Ibrahimović desde sua infância em um bairro desfavorecido até sua ascensão ao estrelato internacional, proporcionando uma narrativa envolvente e inspiradora.

I AM ZLATAN | 2022 | UK Trailer | Zlatan Ibrahimović Biopic

Além do cinema, Ibrahimović é uma figura onipresente nas redes sociais e na mídia, onde suas entrevistas e declarações muitas vezes se tornam virais, gerando memes e comentários.

Declarações polêmicas

De respostas ríspidas a comentários sarcásticos, Zlatan sempre manteve os jornalistas e a mídia entretida.

Após a aposentadoria, o mundo do futebol sentirá falta dele. Contudo, para relembramos alguns dos seus momentos icônicos compilamos algumas de suas melhores citações a seguir:

  1. "Eu não machuquei você de propósito e você sabe disso. Se você me acusar de novo eu quebrarei suas duas pernas, e dessa vez será de propósito." – Resposta do jogador que não gostou da acusação de Rafael van der Vaart dizendo que o feriu propositalmente.
  2. "Primeiro fui para a esquerda; ele também. Depois fui para a direita e ele também. Depois fui para a esquerda de novo e ele foi para na barraquinha de cachorro-quente." Declaração sobre como ele driblou o zagueiro do Liverpool, Stephane Henchoz, do avesso.
  3. "Definitivamente não. Encomendei um avião. É muito mais rápido." – Declaração sobre rumores de que ele havia comprado um Porsche.
  4. "Eu também gosto de fogos de artifício, mas eu os solto em jardins ou em barracas de kebab. Nunca coloquei fogo na minha própria casa." - Provocação do ex-jogador ao incidente com fogos de artifício de Mario Balotelli.
  5. "Quando você me compra, você está comprando uma Ferrari. Se você dirige uma Ferrari, você coloca gasolina premium no tanque, pega a rodovia e pisa no acelerador. Guardiola abasteceu com diesel e deu uma volta pela cidade. Ele deveria ter comprado um Fiat." – Declaração sobre sua única temporada no Barcelona, onde teve um relacionamento tenso com o então técnico Pep Guardiola.

Não apenas como jogador de futebol, mas como uma personalidade pública, o ex-jogador continua, ainda hoje, deixando sua marca na cultura contemporânea, sendo possível encontrar vídeos de Zlatan Ibrahimović dando declarações polêmicas mesmo após a aposentadoria.